ESJF no seu melhor! Alunos da Escola eleitos para Parlamento dos Jovens

Segunda, 29 Fevereiro 2016 10:17

pj2016 

Parlamento dos Jovens_Básico

A Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens para discutir o tema “Racismo Preconceito e Discriminação” decorreu no auditório de Tábua no dia 22 de fevereiro. O tema foi tratado pelos deputados mais jovens do distrito tendo os nossos deputados Catarina Cardoso (9º2), João Mangana (8º1) e Leonor Gusmão (9º2) sob a vice-presidência do nosso aluno Guilherme Loureiro (9º2), desempenhado muito bem as suas tarefas, sempre com muita maturidade e uma grande segurança, conseguindo assim destacar-se e serem eleitos deputados para representar o distrito em 2 e 3 de maio em Lisboa, na Sessão Nacional, na Assembleia da República.

 

Parlamento dos Jovens_Secundário

Em discussão no dia 23 de fevereiro no auditório do IPDJ em Coimbra, na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens_ secundário, dirigida pela nossa aluna e presidente da mesa Carolina Seco (12º1), sob o tema “Portugal: assimetrias litoral/interior Que soluções?, medidas eficazes foram muito bem defendidas pelos nossos deputados, Diogo Capelo (12º2), Laura Ventura (12º8) e Maria Rita Vaz (12º7). As resoluções a serem apresentadas e debatidas em 23 e 24 de maio na Sessão Nacional na Assembleia da República vão ser defendidas pelos nossos deputados já que foram eleitos para representar o distrito.

EuroEscola

No auditório do IPDJ em Coimbra, no mesmo dia da Sessão Distrital do Parlamento Jovem_secundário, dia 23 de fevereiro, realizou-se o Concurso EuroEscola, sob o tema “União Europeia: Unidos na Diversidade” os nossos alunos, Leonardo Pedroso (11º2) e Maria João Santo (11º1), defenderam a sua argumentação teórica com uma breve apresentação, apreciada e elogiada, tendo assim ganho o concurso distrital, passando agora à fase de defesa do trabalho em âmbito nacional no dia 24 de maio em Lisboa.

Veja aqui as fotos das sessões.

 

Palestra "O Ano de 1916. Portugal e o Mundo em Guerra"

Quarta, 24 Fevereiro 2016 10:35

1guerra 

Para assinalar o centenário da Primeira Guerra Mundial e da participação portuguesa neste conflito realizar-se-á na próxima sexta-feira, dia 26 de fevereiro, pelas 9:25, na Sala Multiusos da Escola Secundária José Falcão, uma palestra intitulada "O Ano de 1916. Portugal e o Mundo em Guerra", que será proferida pelo Doutor Sérgio Neto.

Ao aproximarmos-nos da data em que a Alemanha declarou guerra a Portugal, 9 de março de 1916, esta atividade, dinamizada pelo Grupo de História, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, passará em revista a preparação do Corpo Expedicionário Português (CEP) e focará algumas das batalhas mais sangrentas do conflito: Verdun, Jutlândia, Ofensiva Brusilov e Somme.

 

ESJF Recicla e Ajuda Banco Alimentar

Sexta, 12 Fevereiro 2016 11:53

papelalimentos 

A Escola Secundária José Falcão durante o ano de 2015 contribuiu com 24 toneladas de papel para o Banco Alimentar contra a Fome-Coimbra através da Campanha "Papel por Alimentos" e assim doou e reciclou 24 toneladas de papel.

Banco Alimentar Contra a Fome- Coimbra, telefone nº 239 947 389 -  providencia a recolha do  papel.

 

Mesa da Sessão Distrital do "Parlamento dos Jovens"

Sexta, 12 Fevereiro 2016 11:17

parlamentojovens 

No dia 3 de fevereiro escrutinou-se em sessão distrital no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) entre vários candidatos os representantes para a Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Básico e do Secundário.

Os nossos alunos Carolina Seco,12º1 e Guilherme Loureiro, 9º2 foram eleitos respectivamente Presidente da Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Secundário e Vice-Presidente da Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens- Básico.

As sessões do distrito de Coimbra do Parlamento dos Jovens realizam-se respectivamente a 23 de fevereiro e 22 de fevereiro, a Sessão do Secundário no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Coimbra, e a Sessão do Básico a no Auditório do Centro Cultural em Tábua.

O Parlamento dos Jovens, que a Assembleia da República organiza em colaboração com as escolas e outras entidades, tem o objetivo de “promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade”. “Portugal: assimetrias litoral/ interior – que soluções?” “Racismo, Preconceito e Discriminação” são os temas selecionados para este ano letivo para o secundário e o básico respetivamento.

 

António de Almeida Santos

Terça, 19 Janeiro 2016 20:43

almeidasantos 

A Escola Secundária José Falcão, criada em 1836, então Liceu de Coimbra, recebeu, ao longo destes anos, milhares de alunos que foram ou são importantes figuras da sociedade portuguesa, quer a nível nacional quer internacional.

Ontem partiu um dos seus mais brilhantes alunos, o Dr. Almeida Santos.

Neste momento de pesar e tristeza, prestamos aqui a nossa singela homenagem. 

 

Pág. 7 de 24

«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Ligações úteis

galeria

 

caixa

 

facebook

 

 

gave

 

moodle

 

portalescolas1941

 

logo_minerva2

 

biblioteca

 

rbe

 

logoprofs

 

 

apee

 

ler mais mar

 
Copyright © 2017 esjf. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.