Evocação - EVELINA SILVEIRA E MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO

EVELINA SILVEIRA E MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO

EVOCAÇÃO

No ano de 2019 faleceram vários antigos docentes da nossa Escola. Assistimos, com marcada tristeza, à partida da Dr.ª Teresa Leão, do Dr. Francisco Amaral e da Dr.ª Arminda Furtado.

Durante a semana que agora se completa, a comunidade educativa da ESJF foi confrontada com o falecimento de duas antigas docentes da Escola, cabendo aqui uma merecida evocação de reconhecimento à Dr.ª EVELINA SILVEIRA e à Dr.ª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO.

A Dr.ª EVELINA SILVEIRA, licenciada em Matemática pela FCTUC, exerceu a docência de Matemática em turmas do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário com dedicação reconhecida até à sua aposentação ocorrida há poucos anos. A par da docência, envolveu-se em vários projetos de Escola, tendo dinamizado, com demais colegas de Grupo, as Olimpíadas da Matemática e o Canguru Matemático, entre outros.

Durante vários anos, integrou o Secretariado de Exames, desempenhou com empenho e grande disponibilidade as funções de diretora de turma, de delegada de grupo disciplinar e de representante no Conselho Pedagógico, com intervenção atenta e cooperativa.

A Dr.ª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAIS SARMENTO, licenciada em Filologia Românica pela FLUC, exerceu, durante muitos anos, a docência nas disciplinas de Português e Francês na ESJF até à sua aposentação na década de 90.

De reconhecida dedicação ao ensino e à formação de professores, teve sempre grande estima por parte de colegas e alunos, demonstrando grande cordialidade nas suas relações de convívio amável, sendo sempre respeitadora e respeitada. Tinha sólida formação científica e pedagógica, sabia muito e sabia ensinar. Desempenhou as habituais funções não letivas inerentes à condição de professor.

A Dr.ª Maria da Conceição Sarmento é também reconhecida pela sua relação com o escritor Miguel Torga, pois desde 1954 vivia numa casa vizinha daquela onde morava Miguel Torga, do qual se tornou amiga. Desde cedo colaborou com Miguel Torga: fez a revisão tipográfica do romance «Vindima» e, desde então, sempre deu o seu contributo até às últimas obras publicadas pelo escritor, fazendo revisão de textos e, com Andrée Crabbé Rocha, organizando os seus dossiers.

A Dr.ª Maria da Conceição Sarmento proferiu várias conferências, a última, em 2017, na Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra, que intitulou «Miguel Torga, a presença viva do Homem e da Obra.»

Sentidos pêsames da Escola Secundária José Falcão e condolências às famílias enlutadas.

A Escola Secundária José Falcão

LogotipoIAVE

Portal das escolas

eqavet

Copyright © 2020 esjf. Todos os direitos reservados.