Educação para a Saúde e Educação Sexual

logopes

Com o Projecto de Educação para a Saúde e Educação Sexual pretende-se assegurar o acompanhamento, monitorização e desenvolvimento das actividades da saúde em meio escolar, na vertente da Educação para a Saúde.

Tendo por referência a legislação em vigor, consideram-se temáticas prioritárias e respectivos objectivos, os seguintes:

a) Alimentação e Actividade Física

• Melhorar o estado de saúde global dos jovens;

• Inverter a tendência crescente de perfis de doença que se traduzem no aumento das taxas de incidência e prevalência de enfermidades como sejam a obesidade, diabetes tipo II, cáries dentárias, doenças cardiovasculares e outras;

• Colmatar carências nutricionais de uma população estudantil mais carenciada, fornecendo-lhes os nutrientes e a energia necessários para o bom desempenho cognitivo;

• Promover a saúde dos jovens através da Educação para a Saúde, especialmente em matéria de Alimentação Saudável e Actividade Física.

b) Prevenção de Consumo de Substâncias Psicoactivas

• Prevenir o consumo destas substâncias em meio escolar através de debates, sessões de sensibilização e outras estratégias de trabalho continuado com os alunos e envolvendo toda a comunidade educativa.

c) Educação Sexual

• Contribuir para uma melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais entre os jovens;

• Contribuir para a redução das possíveis consequências negativas dos comportamentos sexuais, tais como a gravidez não planeada e as InfecçõesSexualmente Transmissíveis (IST);

• Contribuir para a tomada de decisões saudáveis na área da sexualidade.

d) Saúde Mental e Prevenção da Violência em Meio Escolar

• Identificar os vários tipos de comportamentos relacionados com a violência;

• Apoiar acções de sensibilização e promoção da saúde mental;

• Promover uma intervenção continuada e baseada no conhecimento, em parceria com instituições competentes na matéria.